Angola registou, nas últimas 24 horas, um número recorde de infecções por Covid-19, com 100 novos casos positivos e mais cinco mortes.
De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, que fazia o balanço da situação epidemiológica do país, entre os novos casos positivos constam dois no Bengo, um em Benguela e outro no Soyo (Zaire).
Franco Mufinda, que anunciou também a recuperação de três pacientes, disse que os quatro casos se referem a cidadãos que violaram a cerca sanitária de Luanda. Relativamente aos 96 casos positivos registados em Luanda, Franco Mufinda disse tratar-se de cidadãos residentes nos municípios de Belas, Viana, Kilamba Kiaxi, Talatona e nos distritos da Maianga e Ingombota.
No que diz respeitos às mortes, o secretário de Estado para a Saúde Pública afirmou que as pessoas estavam internadas nas clínicas Sagrada Esperança, Girassol e nos hospitais da Zona Económica Especial (Viana) e da Barra do Kwanza. “São todos do sexo masculino, com idades entre os 59 e 82 anos e que apresentavam um quadro clínico descompensado”, aclarou.
Franco Mufinda sublinhou que das infecções registadas ontem, 82 são do sexo masculino e 18 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 10 e 82 anos. Com os últimos dados divulgados ontem, o país totalizou 1. 672 casos positivos, dos quais 75 óbitos, 567 recuperados e 1.030 activos.
O secretário de Estado voltou a apelar para o cumprimento das medidas de prevenção, como o uso obri- gatório da máscara facial, a lavagem constante das mãos com água e sabão e o distanciamento físico.